Os Tipos de Nobreaks – Saiba a diferença
Um nobreak é um equipamento que tem como principal função fornecer energia a outros eletrônicos ligados a ele de forma ininterrupta. Ele garante que os equipamentos continuem funcionando por um certo período de tempo, em casos de queda ou oscilação de energia elétrica, evitando perdas e danos aos arquivos ou até mesmo da produção. Além disso, ele também atua protegendo os aparelhos contra picos de tensão, sobrecargas, subtensões ou sobretensões, o que ajuda a evitar a queima de componentes importantes para a vida útil e funcionamento correto do equipamento.
Certamente, você já deve ter ouvido falar de diversos tipos de sistemas de energia, como Nobreaks, Estabilizadores, Filtros de Linha, Geradores, etc. Apesar de todos apresentarem funções parecidas, existem algumas diferenças entre eles. Pensando nisso, apresentaremos a seguir os três principais tipos de Tecnologias de Nobreaks, como eles atuam protegendo os equipamentos elétricos ligados a eles e para quais tipos de aplicações cada modelo é indicado.
- Nobreak Interativo Online
Este equipamento só é ativado quando reconhece uma queda de energia. As baterias são carregadas a todo momento enquanto o nobreak permanece conectado a uma rede elétrica. Conta com circuitos para monitorar e identificar mais rapidamente a queda da tensão elétrica e não necessita de tempo de transferência quando ocorre a queda de energia, pois usa apenas a energia das baterias para fornecer alimentação aos aparelhos a ele conectados.
Por entregar um tipo Trapezoidal (ou Quadrada), o nobreak Interativo é uma opção mais econômica do que os de onda senoidal pura, pois apresenta variações em intervalos maiores que evitam mudanças bruscas entre os picos de energia e é um equipamento mais barato de produzir. Ainda não é considerado uma onda de qualidade para equipamentos eletrônicos, porém quando o fator financeiro é um limitador para um nobreak senoidal, é uma ótima opção em questão de bom custo-benefício.
Exemplos de tipos de carga: Computadores, monitores, impressoras, tvs, fontes diversas.
- Nobreak Senoidal
O Nobreak Senoidal é um equipamento que, como o próprio nome sugere, fornece energia em ondas senoidais, que é a forma de onda mais pura e de maior qualidade encontrada no mercado. Os modelos senoidais são capazes de corrigir a forma e entregar uma onda perfeita. São equipamentos que contam com inversores mais sofisticados, que não são encontrados em equipamentos mais simples.
Os equipamentos senoidais são perfeitos para alimentar aparelhos mais sensíveis e que necessitam de uma senoide mais próxima para encontro das correntes elétricas sem mudanças bruscas.
Exemplos de tipos de carga: servidores, equipamentos médicos ou que possuem motores por indução.
- Nobreak de Dupla Conversão
Este modelo é indicado para alimentar cargas mais críticas e sensíveis, pois não possui tempo de interrupção na alimentação dos equipamentos em casos de queda de energia e tem a capacidade de regular a voltagem e a pureza da energia dos aparelhos conectados a ele. A sua forma de onda é senoidal pura e sua energia é mais precisa e controlada. O Nobreak de dupla conversão opera convertendo a energia CA de entrada em CC e de volta a CA. Este equipamento é aconselhado para casos onde as cargas são mais sensíveis ou específicas, pois esta tecnologia ao comutar a rede para bateria não possui tempo de transferência, o que torna o sistema mais seguro.
São equipamentos de custo mais elevado e que oferecem tecnologia avançada. Toda a energia passa pelo nobreak antes de ser transferida aos equipamentos. Isso garante que a energia seja sempre constante e com menos variações possíveis. Possui entrada USB para monitorar o consumo de energia, a tensão das tomadas e programar computadores para que desliguem e religuem automaticamente quando ocorre os picos ou quedas de energia.
Exemplos de tipos de carga: Computadores, monitores, impressoras, tvs, fontes diversas, servidores, equipamentos médicos ou que possuem motores por indução.