Dúvidas Comuns sobre Nobreaks

  • Diferença entre um protetor contra surtos e um nobreak

A função de um protetor contra surtos é proteger os aparelhos ligados a ele contra picos de tesão que acontecem em intervalos muito curtos. Também conhecido como DPS (Dispositivo de Tesão contra Surtos), este equipamento limita a tensão e corrente máximas que podem ser suportadas por ele. Utilizado em diversos tipos de instalações elétricas, este equipamento bloqueia ou desvia a passagem de energia excedente. Os DPS residenciais não costumam ser utilizados sozinhos. Muitas vezes, este equipamento é utilizado como um componente em outros aparelhos de proteção.

Já, o Nobreak além de fazer a proteção contra surtos e filtrar o sinal elétrico, também protege contra queda de tensão e falta de energia. Os Nobreaks contam com baterias internas que permanecem em carregamento quando o fornecimento de energia é normal. Quando ocorre uma falha, as baterias entram em funcionamento.

  • Qual a capacidade correta para o meu nobreak?

É sempre recomendado que seja instalado um nobreak a aproximadamente 75% da capacidade requerida, a fim de permitir futuras expansões. Outro motivo para isso, é que as baterias desgastam com o tempo.

  • Qual a autonomia da bateria do meu nobreak?

Quando ocorre uma queda de energia, a bateria do seu nobreak precisa de autonomia suficiente para que os sistemas não sejam desligados de forma abrupta, além de transferir as atividades para outro ambiente ou ainda acionar um gerador de energia. É possível fazer a adição de módulos externos de bateria em alguns modelos de nobreak, para prolongar o temo de autonomia da bateria interna.

  • O que acontece se eu diminuir a carga do meu nobreak?

Reduzir a carga do nobreak pode trazer um aumento significativo na sua autonomia. Este aumento, no entanto, pode variar dependendo da tecnologia do equipamento. Para isso, recomenda-se consultar o catálogo do nobreak.

  • Vale a pena adquirir um nobreak para empresas pequenas?

Seja grande ou pequeno, todo tipo de negócio tem a perder com problemas de energia ou a falta dela. Isso, porque todos os equipamentos que podem ser conectados a um nobreak são importantes para o seu negócio, seja um simples computador, um servidor, um equipamento de rede ou um data center. O tempo que estes equipamentos permanecem inativos por conta de falhas na energia podem gerar um alto custo, além de hardwares danificados, arquivos perdidos e potenciais danos aos aparelhos elétricos. Sistemas de proteção de energia são sempre um investimento de bom custo-benefício para qualquer tamanho ou formato de negócio.

  • Por que devo me preocupar com a qualidade de energia e por quê ela é um problema?

A qualidade da energia elétrica pode impactar profundamente na produção de um produto de qualidade, o que, consequentemente, gera prejuízos para qualquer empresa. Adquirir sistemas e estratégias que garantem a qualidade e segurança da energia do seu negócio é muito importante para evitar perdas e danos aos equipamentos elétricos.

  • Qual o impacto da qualidade de energia nos sistemas de telefonia e em equipamentos de TI?

A queda ou flutuação de energia sempre geram algum tipo de desperdício para um negócio. Quando um sistema de telefonia ou equipamento de TI são expostos a energia insegura ou de má qualidade, eles ficam vulneráveis a danos, corrupção ou perda de dados e falhas de comunicação. O tempo e o custo para substituir estes equipamentos posteriormente podem afetar significativamente os resultados de uma empresa. Além disso, pode acabar gerando gastos superiores ao que poderia estar sendo utilizado para investir em sistemas de proteção.

  • É necessário ter um Nobreak junto ao Gerador de Energia?

Sim, pois é o Nobreak que irá proteger o seu equipamento em caso de queda de energia e o manterá ativo até que o Gerador entre em funcionamento, o que às vezes requer alguns minutos para acontecer.

  • É necessário ter um Nobreak junto ao Estabilizador?

O estabilizador não é capaz de manter os equipamentos da sua empresa durante um blackout e nem de melhorar a qualidade da alimentação de energia. Já, o nobreak não só pode fornecer a energia limpa para os seus equipamentos, como também os manterá seguros contra possíveis danos.

  • O que é e porque ocorre a sobrecarga do nobreak?

A sobrecarga ocorre quando a conexão de carga é maior do que o UPS é capaz de proteger. Por exemplo, se o seu nobreak suporta uma carga de até 1000W, mas a carga que você possui é de 1200W, haverá uma sobrecarga do equipamento.

  • O que acontece quando o nobreak está sobrecarregado?

O nobreak transferirá a carga para by-pass por um curto período, alimentando a carga diretamente com a energia fornecida pela concessionária. Isso acontecerá até que a condição de carga seja restabelecida, porém se a condição de sobrecarga persistir o nobreak desligará automaticamente.

  • Qual a diferença entre energia Monofásica e Trifásica?

A energia elétrica enviada por uma estação de energia, geralmente é trifásica. A energia monofásica pode se derivar de uma conexão entre uma dessas linhas e uma linha neutra.

  • Qual é a diferença entre uma solução de no-break centralizado e descentralizado?

No caso da configuração centralizada, o nobreak é capaz de suportar múltiplas cargas a partir de um único ponto. Estes nobreaks geralmente são ligados a um painel elétricos através de cabos.
Já, na configuração descentralizada múltiplos nobreaks podem proteger vários dispositivos. Estes modelos geralmente utilizam plugues e tomadas para conexões de entrada e saída.

  • Qual a importância do software de gerenciamento?

Através do software de gerenciamento é possível monitorar e diagnosticar continuamente o estado da rede, das baterias, das fontes de energia e, também, dos dispositivos eletrônicos internos do nobreak. Isso ajuda a garantir uma monitoração remota e suporte contínuos para o equipamento.

Top